quinta-feira, maio 05, 2011

Doulas

Eu queria que meu parto fosse perfeito, sempre acreditei que este é um momento muito importante, grandioso e incrível na vida da mulher, é a chegada de um ser humano ao mundo, a máxima da vida acontecendo e nós mulheres somos a agente desse processo.
Em minha primeira pesquisa na internet achei o GAMA e também um site falando sobre Doulas.

Não conhecia esse trabalho de Doulas, fiquei encantada e mesmo antes de engravidar estava decidido que teria uma doula em meu parto.
Depois de conhecer o Gama e conversar com a Ana Cris engravidei, estava segura para ter a gestação e parto que idealizava.
Minha doula foi a própria Ana Cris, chique né?
Meu parto foi domiciliar e tudo se desenvolveu como sonhei, perfeito.
Talvez a Ana se lembre que sofri bastante, chorei, reclamei mas como sempre digo de nada me arrependo e tenho certeza de que não podereia ter sido melhor.
Esse trabalho de doula é muito lindo, tão feminino, tão necessário. Emocionante até!
A relação com a doula durante o trabalho de parto chega a se simbiótica, a doula está para a parturiente, sabe o que fazer, conhece todo o processo, sabe o que a mulher sente.
Ela ajuda e auxilia como ninguém.
E também ao marido, a outros filhos e mãe, sogra, quem estiver.
Queria ser escritora, poeta pra dizer o que sinto em relação as doulas de forma ampla e linda pois merece!
Aqui listo uma relação de doulas (Em ordem alfabética) para orientar quem procura por estas mãozinhas mágicas e amigas no momento do parto.
Grande beijo
Déborah Gérbera



Doulas

Adriana Natrielli
Doula e pesquisadora em Filosofia (doutoranda -USP)
Nasci em 1975 e sou mãe do Fábio nascido em 2007 e da Gabriela nascida em 2009.

Tive duas experiências de gravidez saudáveis e harmoniosas, embora em meu primeiro parto tenha sido por cesárea, a qual talvez  pudesse ter sido evitada, já que, não se tratando de nenhuma emergência, não se esperou mais pela dilatação. Isso me deixou extremamente frustrada e me levou a estudar com muito afinco assuntos relativos à gravidez, parto e puerpério. Assim, em minha segunda gestação, buscando uma assistência mais favorável ao parto natural, pude ter minha filha em casa, sem absolutamente nenhuma intervenção desnecessária. Foi uma experiência tão maravilhosa (inclusive pelo fato de meu marido e meu filho de dois anos estarem presentes) que resolvi com mais determinação ainda encorajar outras mulheres a sentirem a mesma realização que eu.  
Estar informada e contar com o apoio permanente de uma doula foi indispensável e determinante para a boa experiência que tive e vivo neste momento. Foi isso que me levou a formar-me como doula para poder apoiar outras mulheres, sabendo o quanto é importante ter ao nosso lado alguém que já tenha passado pelo processo e que nos tranquilize e dê segurança quanto à evolução natural do parto.
Acredito na força inata que cada mulher tem para passar pela experiência única que é o parto e acredito que um parto feliz e ativo não gera apenas bebes saudáveis, gera mães felizes e confiantes, garante um vínculo mais intenso entre mãe e filho e mulheres mais fortes e poderosas ao longo das suas vidas.
Espero que cada mulher veja em mim uma amiga a quem é dada a honra de partilhar esta fase tão bonita, intensa e transformadora.
Região atendida: São Paulo e região ABC
Tel.: (11) 7027-6231 (11) 7667-8608
Drika Cerqueira
Formada pelo GAMA em 2004 e pela ANDO em 2008, participou de cursos de extensão pela Unicamp, Cruz Vermelha e outras instituições reconhecidas. Atuou como doula voluntária no Amparo Maternal por um ano e hoje atua como doula particular.
Tornou-se Educadora Perinatal em 2005 e desde então faz a preparação para o parto de gestantes e casais.
Os atendimentos são personalizados e individuais e direcionados para a preparação emocional, física e informacional.
drika.cerqueira.doula@gmail.com
Tel: (11) 3791-1211 / 8911-6804
Blog: http://douladrikacerqueira.blogspot.com
Facebook: www.facebook.com.br/drika.cerqueira.doula
Twitter: @drikacerqueira



Fabiolla Duarte
36 anos, um lindo filho Hari, 1 ano, nascido em casa com equipe maravilhosa (com Natália Rea doula) e uma filha Maria Jaci, muito especial já não mais entre nós, oito anos, parto domiciliar que virou normal hospitalar.

Partos que até hoje reverberam e me transformam.
Fora meus dois partos normais, doulei minha irmã a três anos atrás em seu parto domiciliar.
Absolutamente apaixonada pelo tema, pelo parto, pelo pós parto, pelo pós pós parto e assim por diante.

Formada em artes visuais, pedagogia Waldorf, massagem indiana para gestantes Garbhini Abhyanga, mãe ativa convicta (vulgo materna), e blogueira. (ando poetizando minha vida)

Meu blog, logo abaixo, é meu diário iniciado na gestação de Hari e minha maneira de digerir meu processo materno.

Decidi trilhar o caminho da doulagem por acreditar muito, muitíssimo, que o parto é o nascimento da mulher para sua própria vida e isso é uma mistura de dor com gozo. Que é necessário dar atenção a quem pari, a quem vem sendo parido e que a parteira e a doula e a obstetra são os bilheteiros dessa rodoviária de nascidos.

Quero muito tocar, poder segurar a mão feminina de quem tem o medo ou a coragem de trilhar esse caminho.
Quero poder dizer para quem quiser escutar que vá em frente, que vale à pena, que é só se abrir, que é a coisa mais importante para quem quer se transformar.

À disposição

7737 2922
www.fabiolladuarte.blogspot.com

Fernanda Nakamura
33 anos, médica acupunturista especialista em dor.
Mãe da Sofia de 2anos e 4 meses de PC eletivo por indicação da obstetra que achei que era minha amiga (de faculdade) em 2008. Isso foi tão traumático para mim, que 1 ano depois fui fazer curso de doula (para exorcizar isso de mim e orientar amigas e pacientes a não cair no conto do vigário) e qual não foi minha surpresa: no mesmo mês descobri que estava gravida de novo. Decidi que não viveria isto de novo, e já lacei Ana Cris, Cris e cia...mas por um problema de saúde (o mesmo que a primeira obstetra usou para fazer a cesária) não me permitiu o parto domiciliar, mas tudo bem, estava com uma equipe fantástica mesmo e foi um parto natural (após uma cesárea, exatamente dois anos depois) no São Luiz. Foi uma Euforia só, para mim que sou médica inclusive desmistificou tudo... Só confirmou o que sempre achei: que parto normal é tudo de bom!
Sou muito grata a todas elas por isso (Ana Cris, Cris, Andrea, Ana Paula, Naty - yoga)

Em relação ao meu trabalho acabo recebendo muito mais pacientes para resolver a questão da dor sejam elas gestantes, parturientes ou puérperas. Também acompanho partos como doula.
Poliklinik - 30644552 - Rua Lisboa, 316

Gama - 25077090 - Natingui, 380

Luciana Carvalho

Mãe, Professora de Yoga para mulheres, gestantes e mães com bebês, Educadora Perinatal, Doula (parto e pós-parto), Pedagoga e Psicoembrióloga em formação pelo Instituto Brasileiro de Ciências e Psicanálise.
Minha atuação com o universo materno, tanto na gestação quanto após o nascimento dos bebês, surgiu de uma necessidade de dar as mãos a estas mulheres e a estas famílias num dos momentos mais intensos e transformadores de suas vidas, na perspectiva de lhes oferecer conforto, aconchego e segurança, incentivando-as a encontrarem seus próprios caminhos e a colocarem em prática suas próprias escolhas. Ser doula no parto e no pós-parto é estar sempre com as mãos estendidas e os ouvidos e coração abertos.
maternidadeorganica.blogspot.com
(11) 8225-0459 e (11) 3875-7645



Maíra Duarte
Sou terapeuta ayurvédica há 5 anos e sempre gostei de atender gestantes. Depois de parir meu primeiro filho, resolvi direcionar meus atendimentos a esse amor que sinto pelas barrigudas e seus bebês.

Me formei no Gama como Doula e Educadora Perinatal e fiz especialização em cuidados com a gestante na Academia Internacional de Ayurveda, na Índia.
Tive meu segundo filho e ainda amamentando muito comecei a doular (ele visitava os partos para mamar e inspirar). Meu trabalho é direcionado a acompanhar a gestação terapeuticamente com os cuidados ayurvédicos, atender ao parto e ao pós-parto imediato.
No parto dou apoio físico e emocional para a gestante, baseado no trabalho terapêutico desenvolvido na gestação.Tenho dado também bastante atenção aos cuidados com o períneo ensinando a massagem perineal com o óleo apropriado para o fortalecimento da região.
Outro grande foco do meu trabalho é a presença do companheiro no acompanhamento da gestação e no trabalho de parto. Sempre marco uma consulta com o casal no final da gestação para ensinar o homem a fazer massagem na mulher. É uma massagem para ser feita nos pródromos e durante o TP se os dois quiserem, deixando o momento ser uma celebração gostosa, vivida a dois, nesse ritual em que o pai é uma peça fundamental.
Sinto que receber massagem durante a gravidez conecta a mãe e o bebê e permite que haja um tempo dedicado só para esse processo de vínculo. E as conversas, ao longo da gestação, ajudam a elaborar os medos, a tirar dúvidas e fazer as escolhas com consciência.
Atendo no Vida e Clara Luz, um espaço perto do metrô da Vila Madalena www.vidadeclaraluz.com.br 
Fone: 3872 6858. A secretária chega às 14h, mas pega os recados deixados no telefone.
Meu celular é 8415 8222 e quem precisar pode ligar ou me escrever: mairaduarte@gmail.com
Mariana Portella

Tenho 30 anos e sou mãe de duas crianças nascidas de parto natural e humanizado. O primeiro, Caetano, nasceu de parto hospitalar. A segunda, Manoela, nasceu em casa. Ambas as gestações duraram 42 semanas completas, o que me fez reafirmar muitas vezes (devido à pressão médica e social) o que é que eu queria para o nascimento dos meus filhos e quais eram os riscos verdadeiros que eu vivia. Depois de passar por isso pela primeira vez, nunca mais consegui ficar longe do universo das gestações, dos partos e nascimentos. Compreendi que o modelo obstétrico brasileiro deve ser transformado e acredito que a informação é a principal arma das mulheres que buscam por um tratamento digno.

Me formei doula pelo GAMA em 2008, onde aprendi que toda mulher é capaz de parir. Entendo o processo do parto e nascimento como uma oportunidade única, um rito de passagem importante, que traz em si a capacidade da cura, do auto conhecimento e do empoderamento feminino, além de representar o início dessa relação tão forte que é a da mãe com o seu bebê.

Minha atuação, como a de toda doula, é focada nas necessidades da mulher. Massagens, posições, respiração, apoio, cuidado e a monitoração (não clínica) da progressão do trabalho de parto são minhas atividades principais. Além disso, ajudar na elaboração de planos de parto, organizar o ambiente, orientar parentes, encher piscina, tirar fotos, cozinhar a canja de galinha, tudo o que for possível e necessário para garantir a livre expressão da postura ativa feminina e para que o parto seja uma experiência positiva e prazerosa para aquela dá à luz.

Atuo em Recife-PE e Região Metropolitana.
mariana.portella@gmail.com
81 3439.3904/9258.8598


Marcelly Ribeiro
Tenho 31 anos, sou educadora física e dou aula de hatha yoga há oito anos. Minha gestação e parto, em 2008, me mostraram um mundo novo e depois do meu parto domiciliar acompanhada com uma equipe maravilhosa (duas doulas, Cris Balzano e Nat Rea) percebi que toda mulher merece uma doula e fiz o curso no Gama. Desde 2009 dou aulas de yoga e atualmente sou professora do Gama e da Casa Moara, além das aulas particulares (na casa da pessoa). A doulagem começou em fevereiro de 2010.

Fiz o curso de formação em Parto Ativo (primeiro módulo) com a inglesa Janet Balaskas e foi maravilhoso. Acho que a doulagem acompanhada da preparação durante a gestação é uma combinação perfeita e o yoga pode ajudar muito nessa preparação. As aulas também servem para criar um vinculo importante entre gestante e doula. Sempre tento unir as aulas de yoga ao atendimento de doula. De qualquer maneira faço alguns encontros com o casal antes do trabalho de parto e uma ou duas visitas pós-parto.

Meu site: www.yoganagravidez.com.br
email: marcellyoga@gmail.com
meu cel: 9517-6947  


Maria Angela

28 anos, mãe da Laura Luz, do Luan e do Raul.
Meus dois primeiro filhos nasceram de Partos cesáreas por falta de informação materna, mas o meu  caçula, de 7 meses, nasceu em um lindo e realizador parto domiciliar na água.
Sou professora de educação física, trabalho como personal em condomínios e residências dando aulas de musculação, corrida/caminhada, alongamento, natação e Pilates para adultos, jovens, idosos e gestantes.
Sou doula desde jun/2009. Atuei por 6 meses como doula voluntária no Amparo Maternal. Amo demais poder ajudar mulheres neste momento tão especial que é achegada de um filho!

Meu diferencial: Tenho um pique danado para fazer muuuuita massagem durante o parto, costumo propor movimentações durante o trabalho de parto, caso a mulher assim se sinta bem.
Proponho alguns exercícios durante a gestação com a intenção de prepara-la para o trabalho de parto e parto. 
Ensino exercícios para o pós-parto também.
                                                                                         

Natalia Rea Monteiro

Eu sou "doula-quase obstetriz", cursando o 4o e último ano da graduação.
Acompanho os partos como doula, e também avalio a evolução do trabalho de parto, através do exame de toque. Avalio o bem estar do bebê através dos batimentos cardíacos em casa ou no hospital.
Tive minha filha Helena de parto normal e transformador, há 5 anos, quando infelizmente não conhecia a doula! Pouco depois conheci a Cris Balzano e com ela comecei a trabalhar como doula. Desde então já acompanhei cerca de 100 partos.
Sou professora de yoga para gestantes no GAMA, quintas às 20:30.
Minha primeira formação foi em artes visuais, com especialização em fotografia. Hoje as fotos que faço são dos partos, que eu adoro, claro, quando é de interesse do casal.
Já fiz alguns documentários sobre parto e amamentação, segue o link em 3 partes para o "Amamentação à luz da primeira hora", que para quem não conhece vale a pena pelo parto lindo no chuveiro da doula Cris Toledano: 

Fones:  82590754 e 27385234

4 comentários:

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil! - on 14 de setembro de 2011 15:23 disse...

VejaBlog
Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
http://www.vejablog.com.br

Parabéns pelo seu Blog!!!
- Diretório de Blogs Materna -

Você continua fazendo parte da maior e melhor
seleção de Blogs/Sites do País!!!
- Só Sites e Blogs Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está entre
os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

O seu link encontra-se no item: Blog => Letra D

http://www.vejablog.com.br/blog

- Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética -

Pegue nosso selo em:
http://www.vejablog.com.br/selo

Um forte abraço,
Dário Dutra

http://www.vejablog.com.br
....................................................................

Bruna Araújo on 23 de junho de 2012 11:35 disse...

Adorei o blog, muito lindo, amei tudo. Parabéns mesmo, vou sempre estar aqui.

ontendency.blogspot.com

Izabel Oliveira on 6 de abril de 2013 05:53 disse...

Olááá.
Só uma pergunta todas as doulas estão tão longe assim?
Preciso e quero tanto uma mas oro em Barretos :/
Alguém mais próxima? Ou com disponibilidade de vir?
Tenho pavoooooor de hospital quero muito muito muito ter meu bebê em casa, ja encaminhei vários emails e não obtive resposta de nenhuma ainda :/
Me ajudeeeeeem pliiiiiiiis.

email: izabel_oliveira@hotmail.com.br

beijooos mamães e doulas :)

Rodrigo Vianello Salata on 1 de outubro de 2015 11:18 disse...

Doppler Monitor Fetal Para Gestantes!

http://www.contec.med.br/Doppler-Monitor-UltrasSom-Fetal-Contec-Med-Baby-Sound-B.html

Postar um comentário

 

Recomendamos

  • ads
  • ads
  • ads
  • ads
  • ads
  • ads
  • ads
  • ads
  • ads
  • ads
  • ads
  • ads

Mães Empreendedoras

Ao lado estão os links que sites de mães que se tornaram empreendedoras em função da descoberta da maternidade.
Se você tem um site que oferece produtos e serviços, entre em contato conosco que teremos prazer em divulgar aqui.
Escreva para diretoriomaterna@gmail.com.

Diretório de Blogs Materna Copyright © 2009 Shopping Bag is Designed by Ipietoon Sponsored by Online Business Journal