[Logo]

quarta-feira, outubro 20, 2010

Ama + Mente + Ar = Amamentar

Olá maternas!

Como primeira reflexão, gostaria de compartilhar algo em que estive pensando sobre a maternidade.
Separei a palavra amamentar em três partes. Acho que o ato de amamentar pode tambem ser destrinchado nessas três partes.

AMA: Sobretudo,amamentar é um ato de amor. Um amor bruto, puro, violento, que nos toma no primeiro instante de contato com o novo ser, que é um pedaço da gente. AMA é doar-se, é dar o peito, mesmo que doa, mesmo que seja a décima vez em uma hora. AMA. É esse amor que é o coração da amamentação. É esse amor que bate e leva para o corpo todo a mensagem que você está a maternando, cuidando e nutrindo seu bebê. Pra todas as vezes que todo o resto é um furacão, AMA. Sempre que te questionarem sobre dar o peito, sobre a frequência, tempo e todos palpites que vierem, AMA. O vínculo que surge entre mãe e filho durante a amamentação, empodera ainda mais o AMA.

MENTE: Fisiologicamente, a amamentação é coordemada pelo sistema nervoso. É preciso que a mãe descanse para produzir leite. É à noite, quando dorme, que a MENTE manda a maior produção de leite. Um bom sono, por curto que seja, é cuidar da MENTE. Por isso, apesar de toda a turbulência física e emocional, devemos acalmar nossa MENTE. Quanto mais serenidade, menos questões parecem haver. E do contrário, o stress, o medo, a culpa parecem influenciar diretamente na qualidade da amamentação. MENTE é o estado psíquico da mãe depois da chegada do bebê. Os conflitos com o marido, com a própria mãe, com a nova família, a sobrecarga de tarefas de um ser totalmente dependente de si, num momento em que a mãe não sabe mais se dá conta dela mesma! Tudo isso é MENTE. Arejar a MENTE é uma das maneiras de melhorar a qualidade da amamentação. Ela desencadeia uma poderosa mensagem para que o corpo permita a amamentação.

AR: Tudo que a mãe puder fazer para manter o amor próprio, o corpo sadio, a tranquilidade, é AR. É difícil para algumas mães tirar o foco do bebê e olhar para ela mesma. Passear, namorar, cuidar-se, isso é AR. É fundamental que a mãe peça ajuda para que possa cuidar-se nos primeiros dias. Uma boa alimentação garante também a qualidade dos nutrientes que vão para o leite. Pegar um cinema, um passeio no parque, frequentar grupos de apoio à mãe e à amamentação ajudam a mãe a se reencontrar no pós parto. Isso é tomar um AR. E também melhora a amamentação.

Vou procurar postar sempre dicas sobre o assunto. Dicas de AMA, de MENTE e de AR.

Um bom dia e muito leite pra vocês!

Anna

6 comentários:

Rosana Oshiro on 20 de outubro de 2010 às 08:17 disse...

Lindissima e verdadeira reflexão Anna!
Nunca li nada assim sobre amamentação.
Adorei!
beijo

Anna Gallafrio on 20 de outubro de 2010 às 10:58 disse...

OI Rosana! Obrigada por compartilhar :) Me dá força pra continuar os devaneios...beijos

Luciana Carvalho - Mãe, Educadora Perinatal, Doula (Parto e Pós-Parto) e Professora de yoga on 21 de outubro de 2010 às 04:31 disse...

Legal Anna! Sinto muito tudo que escreveu, no final do dia meus seios vão murchando, sinto minhas forças se esvaindo e aí é hora de ir para a cama! Depois de umas horinhas meu peito volta a encher e meu coração também...de alegria!

Déborah Gérbera on 21 de outubro de 2010 às 05:22 disse...

Traduziu muito bem Anna, vejo suas palavras em minhas reflexões, amamentar traz tudo isso né? Tantas reflexões, tanto crescimento, um enorme conhecimento sobre nos mesmas, um vínculo indescritível com nossa cria, é tão visceral quanto ao parto. E é um assunto que não cansamos de falar não é?
bjs

Flá Gontijo on 21 de outubro de 2010 às 13:04 disse...

Continue mesmo minha linda.
Faço coro à Rosana, outra linda, uma reflexão totalmente linda e verdadeira.

Beijos no coração.

Flá Gontijo

Unknown on 23 de outubro de 2010 às 08:31 disse...

Lindo texto, excelente reflexão!
Mesmo com a palavra "amamentação" é bastante interessante! Porque também precisamos de AÇÃO"! Correr atras, superar limites, desafios e esmorecer jamais! Querer, querer, querer! ;)
Bjos no coração!
Keep writing! Love it!!!
Paula e Amaya

Postar um comentário

 

Recomendamos

  • ads
  • ads
  • ads
  • ads
  • ads
  • ads
  • ads
  • ads
  • ads
  • ads
  • ads
  • ads

Mães Empreendedoras

Ao lado estão os links que sites de mães que se tornaram empreendedoras em função da descoberta da maternidade.
Se você tem um site que oferece produtos e serviços, entre em contato conosco que teremos prazer em divulgar aqui.
Escreva para diretoriomaterna@gmail.com.

Diretório de Blogs Materna Copyright © 2009 Shopping Bag is Designed by Ipietoon Sponsored by Online Business Journal